Como criar seu personagem em Yoshiro RPG - Suporte Yoshiro RPG



Esta postagem é apenas para reforçar o que já foi descrito no RPG de mesa de Yoshiro. Caso queira conhecer nossa versão "demo", leia a postagem Yoshiro RPG Manual rápido. Lembrando que trabalhamos com livros feitos por encomenda, assim, a gráfica faz um exemplar para você e te envia a sua casa, não importando qual seja a loja que você comprou (Amazon, Lojas Americanas, Magazine Luiza, etc.) Comprando o livro, você ajuda a manter esse projeto!

Criando meu próprio kansariano

1ª parte: ATRIBUTOS BÁSICOS! 

A criação de personagens é descrita na página 30 do livro Yoshiro RPG Livro básico. 

Os personagens são construídos com 100 pontos de experiência, na qual, devem ser usados para comprar Capacidades Especiais e seus poderes. Já o PK, são pontos de medem o nível de poder do seu personagem e são usados para serem distribuídos em um mesmo valor nos quatro atributos básicos: Força, Agilidade, Potência e Vigor.

Vamos entender que o PK define a força de seu poder, enquanto a experiência é seu aprimoramento. Com o PK, você pode atingir os requisitos para comprar poderes mais avançados - enquanto a experiência, é usada para adquiri-las. O PK também serve para aumentar os pontos de vida e o jogador tem seu valor para distribuir em quatro atributos básicos já citados. Não existe nenhuma forma de aumentá-las com pontos de experiência, apenas quando o PK aumenta. Por exemplo, se eu ganho 2 pontos em meu PK, tenho que distribuir 2 pontos em meus atributos - sendo que cada um sempre custará 1 ponto. 

Ou seja, posso com um personagem de PK 100, criar um kansariano com Força 30, Agilidade 20, Vigor 20 e Potência 30. Assim, se durante a campanha aumentar meu PK em +3 pontos, preencheria 3 pontos, no caso, digamos que coloquei tudo em Força, ficando por exemplo: Força 33, Agilidade 20, Vigor 20 e Potência 30. Lembrando que a distribuição dos pontos depende do tipo de personagem que você está criando, por exemplo, se quero fazer um personagem focado em ataques a curta distância, aumente mais em Força e reduza em Potência. Já cheguei a escrever uma postagem separada explicando sobre a distribuição de atributos, caso ainda tenha alguma dúvida, leia Distribuição de Atributos e Pontos de Vida para mais detalhes.

2ª parte: CAPACIDADES ESPECIAIS!

Toda aventura bem-sucedida (ou não), irá render pontos de experiência a cada um dos jogadores. Esses pontos estarão sendo usados para comprar poderes, aprimorar o que já tem e até comprar novas Capacidades Especiais - que são vantagens extras para o personagem. Quando o personagem recebe pontos de experiência, ele receberá a mesma quantia em PK (que dependendo do valor o autorizará a comprar vantagens mais avançadas) e terá um acréscimo nos atributos básicos, como já mencionado.

Não existem níveis de personagem em Yoshiro RPG, e sim, o PK. Ele que define o poder dos personagens! O que significa é que um personagem com PK 320 é bem mais poderoso do que alguém com PK 120. Mas há uma outra forma de se aumentar o PK sem ganho de pontos de experiência, para isso, basta continuar jogando o RPG. Todo início de sessão, se o personagem estiver presente - ele recebe um acréscimo de +1D em seu PK (cujo servirá para aumentar seus pontos de vida no mesmo valor e lhe oferecer pontos de atributo). Diferente dos pontos de experiência, ganhar PK não oferece xp!

O que significa que neste RPG seu personagem estará mais forte a cada sessão, mesmo que não receba pontos de experiência. Após distribuir os pontos de atributo, você deverá fazer o cálculo de seus pontos de vida iniciais de acordo com o tipo de kansariano que você optou. Quer fazer um cara focado em ataques corpo a corpo? Seja um combatente! Quer ser um cara focado em ataques a longa distância? Seja um atirador... mas caso queira ser uma mescla dos dois, seja um versátil! Em Yoshiro RPG cada tipo de kansariano possui pontos de vida diferentes, mas dentro do jogo - suas habilidades e poderes lhe darão vantagem.

3ª parte: ESCOLHA UM ESTILO!

Após definir isso, está na hora de escolher um Estilo (Yoshiro RPG Livro básico página 32) onde de acordo com a criatura que você escolheu, o mestre pode lhe dar uma vantagem extra - por isso que tenha em mente o que pretende fazer, mas não se preocupe. Yoshiro é um RPG simples com poucas regras na qual, busca o heróico e não o realismo (afinal, é um jogo sobre uma HQ!) - não é um "simulador de outra vida", é apenas um jogo para você brincar de ser kansariano lutando numa guerra entre planos. 
 
4ª parte: DEFINA OS PODERES!
 
Após construir tudo isso, vamos a melhor parte: as proezas.
 
Yoshiro tem seu foco nos poderes e são muitos. Só o livro básico constamos com mais de 140 e grande parte pode ser evoluído em separado - além de existirem algumas que só servem para ser combinadas.  Existem poderes exclusivos de clã e poderes separados (no caso, a Magia dos arcanis e a Paranormalidade dos paranormais) e há diversas combinações para criar personagens únicos. As proezas em sua maioria possuem um custo em pontos de experiência, e grande parte possui níveis de potência, que são níveis comprados com pontos de xp que tornam o poder mais forte - mas todas elas tem um limite (que é de acordo com o PK!). Assim, na medida que o personagem vai evoluindo seu poder, vai poder melhorar as proezas que bem entender.
 
Quem teve a honra de jogar o Yoshiro RPG publicado no site da Editora Daemon (e que está na internet até hoje) vai encontrar grande parte das proezas clássicas nesse novo sistema. Porém, temos mais adições e muita novidade para os novos jogadores - o que se resumiu quase uma década desenvolvendo-o!

OBS: Apesar de estar escrito na página 48 que os jogadores durante a criação de personagem só possam GASTAR METADE dos seus pontos para comprar poderes, este regra foi abolida já no lançamento do jogo. Uma vez que o sistema de regras quando em desenvolvimento, tinha mais coisas para o gasto de pontos - cujo em sua versão final, foram removidas. Personagens recém-criados podem gastar seus pontos livremente para comprar seus poderes.
 
5ª parte: ARMAS!
 
Após a criação disso tudo, você pode comprar algumas armas ou poções. No livro básico de Yoshiro há poucas opções de equipamentos por falta de espaço, uma vez que o jogo é focado mais em seus poderes. O que não é problema e que em breve, teremos um livro com muito mais itens para serem comprados pelos jogadores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário