Na página 111 do livro básico de Yoshiro RPG, temos as primeiras regras sobre criaturas supremas. Apresentando o Yuguii e sua ficha base. Como já mencionados na postagem Detalhes sobre as cinco Criaturas Supremas, a maioria delas possui uma transformação - onde tornam-se grandes bestas que podem servir de montaria ao seu dono e ajudá-lo com seus poderes.
Aqui trazemos as regras contidas no livro básico e as demais criaturas (que apareceram no suplemento Yoshiro RPG - Manual de complemento)
Uma criatura suprema possui duas formas, como já dito. Uma é mais simples, geralmente do tamanho de um animal doméstico e a outra, de uma grande besta que pode ser montada. A primeira forma, seus valores sempre serão fixos - enquanto na segunda, podem ser aumentados.
Toda a criatura suprema possui uma mecânica chamada de Poder, que seria semelhante ao PK dos personagens kansarianos. O que significa que a cada aventura concluída, a criatura suprema recebe entre 2 a 5 pontos de atributo para serem preenchidos em sua transformação (nunca na forma base). Para saber o Poder de uma criatura, basta somar todos os valores dos seus atributos básicos de sua transformação.
Em regras, as criaturas supremas usarão seus atributos normais até o
momento em que se transformem no seu estado de batalha. Por serem criaturas que
beiram a sete metros de altura, é recomendável que façam isso em campo aberto, pois
realizar tal ação em locais fechados ou ruas muito apertadas farão um baita estrago.
Quando seu companheiro se transforma, sobe uma cortina de fumaça ao redor dele que
oculta o processo de crescimento. Assim, em regras, se o jogador mandar sua criatura se
transformar, ele levará 1 rodada para que a mesma se torne completa. Caso seja
agredido de alguma forma, a criatura não conseguirá se transformar e o processo será
cancelado. Assim, uma vez que se transforme, a criatura usará os atributos de sua Forma
de Batalha, como também, seus valores de ataque e defesa já registrados
Yuguii
Sobre o Yuguii: A Criatura Suprema mais popular da Estrada Dimensional, é um felino que possui um chifre em sua testa. Na qual, lhe concede a habilidade de encolher objetos e inseri-lo
dentro dele, ou seja, além de ser um ótimo companheiro, também é uma espécie de mochila. São muito carinhosos e bons manipuladores de fogo. Um Yuguii pode realizar ataques a
longa distância atirando bolas de fogo que causarão dano igual à sua Potência ou agredir com suas garras ou mordida com dano igual a Força. Apesar de possuírem um chifre muito
resistente, eles não o usam para atacar!
Transformação: Já a sua forma de dragão, pode utilizar ataque com garras ou mordida e até mesmo, usar sua cauda para dar causar dano com sua Força. Além
de atirar bolas de fogo ou realizar um ataque de fogo em formato de cone com dano igual à sua Potência
Sobre o Coltarthe: A segunda criatura mais popular dentre os habitantes da Estrada Dimensional é um pássaro que possui poderes de gelo. Pode ser encontrado em qualquer loja de pets e
não há nenhuma licença especial para comprá-lo (assim como o Yuguii). Apesar de ser usado para fins militares, o Coltarthe tem a habilidade de criar partículas de gelo e com elas,
atirar contra os inimigos em forma de rajada através do seu próprio bico, causando dano igual ao seu atributo Potência. Mas, pode atacar com seu bico ou garras, causando dano com
o atributo Força.
Transformação: conhecida como Coltharte Supremo, cujo se transforma numa versão maior de si mesmo, podendo atirar rajadas de ataque congelante nos
inimigos ou mesmo, atirar bolas de gelo que causam dano menor e podem imobilizar o inimigo. Ao sobrevoar um local, o mesmo recebe partículas de gelo que o esfriam, podendo
fazer cair neve (sempre saindo da própria ave!).
Sacaraphita
Sobre o Sacaraphita: Espécie reptiliana que não passa dos 1,20 m de altura, podendo ainda se transformar numa gigantesca serpente alada. Seus ataques em sua forma normal, podem ser
realizados com suas garras ou por mordidas (causando dano de perfuração igual à sua Força) ou mesmo, disparar ácido, causando dano igual ao seu atributo Potência. Possuem visão
no escuro e são bastante fiéis ao seu dono. Entenda que todo Sacaraphita só é fiel a seu dono original, caso haja mais de um, o primeiro que ele viu e entendeu ser seu Mestre, este
terá a sua servidão. Sua alimentação é a base de carne, mas, há produtos no mercado feito para eles que só podem ser comprados em lojas especializadas. Tendem a gostar de dormir
em gaiolas e ser tão companheiro como um Yuguiii.
Transformação: Ao se transformar na Serpente dos Céus, a criatura se torna como o nome já diz, numa serpente gigante que permite levar seu dono e aliados por longas viagens. Ao estar
nessa forma gloriosa, seus poderes agora não são mais venenosos e sim, de vento. Causando grandes rajadas contra os adversários que causarão dano igual ao seu atributo Potência.
Se há algo grande o suficiente para suportar uma mordida ou um outro tipo de ataque físico dele (como um encontrão, por exemplo) os danos são iguais a Força. Os Sacaraphitas
amam crianças e encontrá-las pelo caminho o fará o mesmo realizar palhaçadas e dependendo da idade da mesma, carregá-la nas costas para fazê-la se divertir. Enquanto estiver em
sua forma normal, ele pode conceder o poder da invisibilidade ao seu dono (e apenas a ele) por no máximo, até 10 minutos ou até o mesmo tocar em uma criatura viva.
Atributos Atributos da
Transformação
Ataque & Defesa Pontos de Vida Preço
Flazan
Sobre o Flazan: Seres feitos do próprio fogo, são criaturas, na qual, são esferas cristalinas que uma vez quebradas, causariam o seu fim. Criaturas que são difíceis de serem encontradas a
venda e que apesar de serem cobertas de fogo, não queimam seus donos ou qualquer um de seus aliados, mesmo que os toquem. Um Flazan diferente da maioria das criaturas
supremas, vive por séculos. Seu nascimento consiste quando um deles morre por consequência de uma batalha, criando novos da mesma espécie com suas últimas chamas, que
darão vida a dois ou três filhotes. Também não existem femininos entre os próprios, apenas seres masculinos. Que sendo seres cobertos por fogo, podem disparar bolas flamejantes
ou rajada com dano igual ao seu atributo Potência.
Transformação: Sua transformação na verdade, o faz se estender em uma imensa muralha de fogo de até 10 m de diâmetro e de comprimento que segundo sua vontade, pode queimar
tudo que toca ou simplesmente, proteger quem está do outro lado. Eles também podem englobar aliados para dentro de si em uma forma esférica protegendo dos ataques de fogo e
queimando automaticamente inimigos. Eles tem muito medo de água e clima frio, uma vez que as duas coisas lhe causam muito dano a ponto de matá-lo em um só instante. Por isso,
é recomendado não levar em missões que tenham lugares frios ou que tenha muito contato com água. Mesmo sendo um ser de fogo, ele precisa se alimentar – para isso, é só lhe
oferecer qualquer coisa que consigam queimar até não sobrar nada. Mas saiba que sua comida preferida é vendida em locais especializados, que são peças de madeira de mogno.
Sobre os Deratans: Enquanto as Criaturas Supremas apresentadas anteriormente possuíam alguma
habilidade de ataque ou defesa, com as Deratans, isso não existe. São criaturas altamente
inteligentes e diferente das demais apresentadas, falam a língua humana. Algumas até escrevem
livros e ganham dinheiro para seus donos! Seres femininos que se vestem como magos ou de
pessoas extremamente inteligentes e além de ser um humanoide no estilo “deformed”, todas elas
possuem também traços com animais, sendo que depende do tipo escolhido – algumas terão
orelhas e cauda de raposa, enquanto outras de gato, de cachorro, etc.
Elas se alimentam apenas de chocolate! Cujo você pode encontrá-lo facilmente em
qualquer loja de animais. Não dar chocolate especial (feito para elas), a fará dormir, talvez até por
dias! Também, não tente enganá-las, senão usarão sua sabedoria para sacaneá-lo. Além disso, não
podem ser vistas dormindo, pois causaria a sua morte. Por isso, os donos de Deratans precisam
possuir um gerador de portal especial para que as mesmas possam descansar sozinhas em
dimensões desabitadas.
As Deratans podem aprender as magias dos arcanis e até usar sua habilidade de
utilizar proezas como se fossem magias. Qualquer poder kansariano que tenha PK como medida,
use o valor de Poder da criatura. Em regras, os pontos de experiência obtidos pela Deratan serão
usados apenas para aumentar seu atributo Potência e também, sua mana (1 ponto de experiência
por valor). Inicialmente, um Deratan possui duas magias, a Cura (que funciona da mesma forma
que a Proeza Cura) e a Intrusão Mental, que reduz em -1 os valores de ataque e defesa do alvo por
um tempo. OBS: todas as magias utilizadas por ele, serão se exigirem um valor de ataque ou
defesa, sempre usarão o valor de ataque a distância – que nesse caso, consiste em 1/10 do
atributo Potência.
Usando como montarias
Quando se usa uma montaria, os valores de defesa deixam de ser o personagem e agora são trocados pelo da criatura que está montado. Onde a mesma decide que se vai bloquear ou se esquivar! Ao ser atingida, a criatura recebe o dano e dependendo da ocasião, o mestre pode propor algum problema ao personagem. Todos os ataques que são direcionados ao jogador que esteja montado, sempre acertarão na criatura primeiro, a menos que o ataque tenha algo especial e logico que o acerte primeiro ou ao mesmo tempo. A única forma de tentar atingir o personagem que está montado sem afetar os pontos de vida da criatura é realizar a ação de ataque com um redutor de -6.
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