A primeira aparição de Yoshiro na internet


Yoshiro é uma história um pouco antiga, que levou 21 anos para ter um RPG publicado. Mas antes de haver um mangá em produção e um site como este, ele já apareceu de forma amadora na internet a muito tempo... começando em um RPG de mesa para o Sistema Daemon em 2005, se não me falhe a memória. 

Em 2004, lembro de que um primo nosso comprou o livro Anime RPG (cujo foi um dos jogos de RPG que mais jogamos na vida!) principalmente porque estávamos aprendendo um sistema de regras mais avançado, uma vez que vivíamos de 3D&T (bons tempos!) E a grande novidade desta versão do novo sistema é que ele permitia a qualquer autor publicar livremente o seu cenário usando suas regras - além de claro, ter a possibilidade de disponibiliza-lo via download para outros jogadores através do site da Editora.

Funcionava assim: jogadores que queriam fazer adaptações de cenários ou seus próprios jogos, mandariam seus livros em formato .doc ou em .pdf que eles colocariam a disposição no site para outros jogadores possam baixar. A internet era outra naquele tempo e a jogada da Daemon para novos autores deu muito certo - foi graças a ela que tive contato com pessoas que jogavam Yoshiro em diversos lugares do Brasil! Por isso que tive coragem para criar uma versão do Yoshiro para o sistema deles, o que foi um pouco difícil, mas que foi logo aceito pelos meus amigos e logo tinha se tornado um dos jogos de interpretação mais jogados aqui em casa.

 

Para a criar o RPG, criamos uma campanha que hoje conhecemos como a "campanha lendária", que durou um ano e dois meses e sua ideia era de adaptar tudo o que podia para o Sistema Daemon. Foi a partir dessa campanha que personagens como Teiki e Alfredo nasceram (eles eram originalmente personagens de jogadores) e temos boas histórias até hoje! (Mas devo contar algumas dessas histórias em postagens separadas.)

Falando sobre a repercussão de Yoshiro quando apareceu pela internet, até que agradou o esperado. Para começar, todos os desenhos que estavam nos livros disponibilizados (em formato .pdf) foram feitos a lápis e escaneados na casa de um primo meu (que foi uma dificuldade sem tamanha pra isso!). Após muita dificuldade mandar a versão .doc e preparar já os primeiros suplementos, houve um problema na Editora - cujo ficou um tempo sem lançar os " trabalhos de novos autores" - até que quando houve a oportunidade, Yoshiro foi publicado imediatamente com dois suplementos!

Me lembro de um amigo meu chegar pra mim e me dizer: "Yoshiro foi publicado na Daemon" - e isso me deixou empolgado para saber que tipo de pessoas o conheceria através dele. Afinal, quando desenhava ou escrevia o livro, ficava pensando o tipo de gente que iria se agraciar com a história. Mesmo sendo feito de forma bem amadora por um adolescente que estudava no ensino médio, Yoshiro me presenteou com o primeiro amigo virtual que veio através dele, um tal de Odmir (se não me falhe a memória). Ele tinha me mandado um e-mail dizendo que desenhava e que tinha gostado da história do Yoshiro. Logo, combinamos de que ele poderia desenhar os personagens e colocá-los até nos meus livros - mas tarde, ele começou a desenvolver um cenário de RPG próprio e que queria que os kansarianos fossem uma raça daquela história, o que permiti sem problemas.

 

Infelizmente, ele só ilustrou um desenho (que é a capa do antigo Guia do Mestre - ilustração acima) e sobre seu cenário, o mesmo estava até falando em fazer uma animação e me pediu até pra escrever um roteiro - seria um tipo de crossover entre meu personagem e o dele (só que não sei se o mesmo chegou a animar alguma coisa). Mas não se se ele publicou em algum lugar!

Tivemos uma amizade que durou mais de dez anos, migrando do antigo Orkut para o Facebook - só que a pessoa não quis mais ter amizade comigo e se distanciou. Mas tenho certeza que está envolvido mais em RPG do que eu! Por isso que desde já, mesmo que não fale mais comigo ou tenha alguma rixa (sei lá, as pessoas são complicadas) eu desejo boa sorte em sua caminhada. Além dele, houveram e-mails de pessoas querendo ler o mangá do Yoshiro e tive que dar aquela desculpa básica que não poderia publicar no momento... (na verdade, nem tinha scaner... ou um computador decente... em tempos onde nem sabiam sobre a existência das mesa digitalizadoras!) 

Veja como era bem diferente a primeira versão da Pérola e do Telepatuos

Compare com a versão final de ambos!

 

Me lembro de um cara que falou comigo no MSN e que tinha um amigo na Bahia e que ao pedir pra ligar a cam (estava numa lan-house), ficou enchendo a minha bola dizendo que eu "era o autor de Yoshiro", como se a história fosse algo de outro mundo (quem me conhece, sabe que eu sou chato com essas coisas! Não gosto de gente que fica me tratando desse jeito... se for pra elogiar, dizer que o desenho tá bonitinho já basta!). 

Uma vez um amigo meu cismou me perguntando se desejaria ver cosplay dos meus personagens - minha resposta foi curta: NÃO. Quando fazia curso de desenho no Studio Mangaka, na Tijuca. Dizia coisas do tipo: "Eu vejo muita gente querer abraçar um ego para dizer que é um bom autor de quadrinhos e sei que muita gente almeja por algo a mais nas HQs (e não é errado sonhar!), só que no meu caso, entendo que se isso acontecer algum dia, será por consequência da narrativa! Não penso numa história apenas para ganhar dinheiro e para ter gente me 'admirando', na verdade, penso mais na pessoa que vai se entreter com ela" - como foi o caso que meu primo que foi sonhou que foi salvo pelo o Yoshiro, na qual, dediquei uma postagem do site para falar disso.

Quando conversei com meu professor na época que fazia curso sobre a relação do Yoshiro com o pai dele, o mesmo chegou a me dizer que o "tinha inspirado para criar a história dele". Uma vez que consegui explicar boa parte das coisas já que estava sozinho! (já que sou tímido e ao mesmo tempo, não gosto de ficar explicando minhas histórias - na verdade, eu nem gosto de tirar foto...) quando visitei minha professora, ela me pediu para tirar uma foto com o livro, mas não sou o tipo de autor que gosta de aparecer com o que produz.

 


Mesmo nesses anos onde Yoshiro não era publicado, sua história era difundida entre os poucos admiradores. Assim, ganhei amigos através do personagem! (Para se ter uma ideia, já trouxeram gente em casa para conhecer a história, mas dou graças a Deus por existir os livros e o site, assim, a pessoa pode conferir em vez de ficar me perguntando). E teve um rapaz que chegou até me adicionar no Facebook e que tinha jogado o RPG na época que saiu o livro básico.

O primeiro livro básico de Yoshiro continha 72 páginas e o rapaz imprimiu e leu tudo (Detalhe: ele morava em São Paulo). Jogando com os amigos na escola e como usava MSN, me revelou como era a campanha dele. Só que percebi que ele gostou muito do pai do Yoshiro,  chegando a criar uma ficha de personagem no sistema só para ele (pedi para que ele me enviasse a ficha, mas o cara desconversou!). OBS: nunca criei uma ficha de personagem pro Yoshitomo Katsura, mesmo ele sendo alguém do mesmo nível de Tegic! O que me fez ficar curioso como o rapaz montou as estatísticas de jogo.

Quando anunciei em 2015 que Yoshiro estava começando a ser escrito e que seria publicado nos anos seguintes, esse rapaz me disse: "Yoshiro fez a minha infância!" algo que eu não tinha me dado conta. Ele jogou bastante com amigos, num tempo onde a internet nem era como hoje - e para um adolescente que escreveu um cenário e publicou com desenhos amadores e ver pessoas jogarem e gostarem do que você fez, é realmente animador.

Esses são alguns relatos que eu me lembro. Yoshiro RPG teve 14 netbooks em formato .pdf lançados, na qual, a história era bastante diferente do que se tornou sua versão oficial. Você ainda pode encontrar tais netbooks na internet com o sistema antigo - mas sua história e jogo não valem mais. Todo o conteúdo desses livros se tornou o Yoshiro RPG Livro Básico, veja como comprar seu exemplar e ajudar esse projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário