Regras de Sedução e Testes de Reação - Suporte Yoshiro RPG


A trama da Camila foi definida baseada num lance de sorte do jogador em um teste de reação

Na página 180 do livro básico do RPG de Yoshiro, conhecemos a regra dos testes de reação. Que consiste em rolar a reação de um NPC mediante a alguma ação de um personagem jogador - de forma que nem o mestre tenha total controle das emoções do personagem; Imagina que um personagem tenha dito uma idiotice para um NPC e sua reação tenha caído a mais alta possível - o mestre da sessão com certeza faria o tal personagem morrer de rir e levar no bom humor, assim como se fosse um resultado bem ruim, exigiria que o NPC chamasse a atenção do personagem jogador.

O jogador ou o Mestre rolam três dados e comparam seu resultado a uma tabela para definir a reação do NPC sobre o que foi dito ou feito. 

Tabela encontrada na página 180 do livro básico de Yoshiro RPG


Esse sistema de reações aleatórias foi uma das coisas legais que as regras desse RPG possuem. Tanto, que é comum serem usados em personagens jogadores para que os mesmos sejam forçados a interpretar atitudes de seu personagem. Por exemplo, imagina que o personagem jogador não quer aceitar as indiretas de uma garota bonita que apareceu na história. Dependendo do xaveco dela, é bem comum usarem o teste de reação para ver se o personagem do jogador "cederá".

É claro que não é porque uma pessoa não quer algo, que ela não pense em mudar de opinião a partir de várias tentativas. E é aqui que os testes de reações se encaixam; Eu mesmo, numa campanha quando coloquei a Camila para conversar com o personagem de um amigo meu  cujo pelo ritmo da conversa, levaram pela reação nos dados a minha menina a beijá-lo (fato que tornou esse personagem canônico na campanha... leia mais sobre Alfredo para mais detalhes!).

E um jogo que envolve interpretação e um ambiente entre jovens adolescentes... a sedução e a paixão são muito intensos. Não é atoa que a HQ do Yoshiro possui muito romantismo, como também sua saga descrita no livro básico de RPG

Eu até escrevi uma postagem a respeito desse tema: Por que há muito conteúdo voltado para romances em Yoshiro?

Yoshiro tirando um resultado muito alto no seu teste de reação

Para seduzir alguém, seriam necessários vários testes de reações... mas não é algo fixo. Ou seja, não precisa-se de cinco ou mais sucessos para pegar aquela garota que você está afim. Isso é muito algo relativo, as vezes, algo que o cara falou que deixou a moça tão empolgada que o lance seguinte se torna muito fácil. Por isso, o Mestre de jogo deve analisar cada frase ou ação e a partir disso, jogar um teste de reação. Se for positivo, mostra-se a reação dela... se for negativo, ela pode hesitar ou (por timidez) disfarçar... algo parecido com a vida real, o que é um dos sucessos do RPG do Yoshiro!

Devido ao que for dito, há bônus ou redutores que apimentam a situação. Que podem ser entre +1 a +3 (se ele falou algo que agradou a pessoa a ser xavecada) e -1 a -3 (se a pessoa odiou a ação do personagem ou o que foi dito). Esses bônus e redutores podem também ser usados em outras situações que não envolvam seduzir.

A sedução é usada como uma reação comum, mas há um porém. Alguns personagens podem ter a Capacidade Especial Resistência Contra Seduções, que faz automaticamente, qualquer "xaveco" receber uma penalidade de -4! O que significa que se a pessoa recebeu uma penalidade de -3 de uma pessoa com essa CE, a penalidade no resultado será de -7!

Nenhum comentário:

Postar um comentário