O primeiro RPG de Yoshiro


Antigo livro básico, lançado em 2006

Na postagem que falei sobre A criação de Yoshiro, mencionei sobre o seu primeiro RPG de mesa - lançado em formato .pdf no site da Editora Daemon - isso por volta de 2006. Fiz dessa maneira mais como uma divulgação, uma vez que a história só era conhecida entre amigos e nós queríamos difundi-la. Assim, com ajuda de alguns parceiros (que me emprestaram seu scanner) pude criar uma versão .doc e envia-la para o pessoal do site por e-mail, e o retorno foi muito positivo.

Recebi e-mails de gente interessada na história e me cobrando para um possível mangá. Além de pessoas de várias partes do país que baixaram e jogaram meu RPG. Teve um, que me declarou ter baixado o livro básico (que continha 72 páginas), imprimido e jogado com os amigos de escola. Tanto que em troca de mensagens por msn (para você ver o quão tempo isso faz), ele declarou muito fã do Yoshitomo Katsura (criando inclusive, sua ficha para o sistema de jogo.). Só um fato: EU NÃO DECLAREI EM NENHUM LUGAR, COMO SERIA AS ESTATÍSTICAS DE JOGO DO YOSHITO! 


Quem entende e analisa a ficha de Tegic Sanamaris, já entende que o pai do nosso querido protagonista possui um poder semelhante e como não faz parte da história de forma tão direta, percebi que não faria sentido criar uma ficha de personagem para ele. (Principalmente porque está declarado morto pela sociedade!). Mas lembro muito bem que em uma campanha mestrada por esse garoto, o Yoshito estava treinando os personagens do grupo. Só achei curioso ele desconversar quando pedi para ver a ficha que o mesmo fez (acho que ficou sem jeito de me mostrar).

Nesses quase vinte anos em que criei a história, ganhei muita coisa a partir dela. Houve ocasiões que me levaram pessoas na minha casa para fazer uma animação baseada na mesma ou mesmo, a proposta de se desenvolver um jogo de luta. O que explica eu dedicar uma parte do site apenas para falar dessas histórias OFF, de gente que me pediu para publicar um dia - mesmo sabendo que é meio duro criar esse tipo de coisa no Brasil.

Como tinha o Anime RPG em maõs (graças a um primo meu que comprou!) podíamos criar suplementos não-oficiais para o sistema e por a disponibilização de um dos maiores sites de RPG da época. E como queria divulgar minha história, decidi criar um sistema modificado baseado no sistema Daemon e assim, permitir que mais pessoas pudessem curtir a história. Na época, estava por volta dos meus 16 anos e foi um dos momentos mais felizes da minha vida - mesmo que diante de problemas pessoais (que envolviam a separação dos meus pais) e uma cobrança do que eu seria no futuro, era divertido mestrar e criar material novo.

Quando enviei o livro básico de Yoshiro (que você pode encontrar na internet até hoje), a editora passou por alguns problemas e só lançou após um longo tempo - chegando a sair o livro básico e mais dois suplementos, um que fala sobre os GKs e outros sobre os Necromânios (se não me falhe a memória). E de quebra, recebi e-mails e até fiz amizade com um rapaz que desenhava bem para caramba (que inclusive, ilustrou a capa do netbook Yoshiro Guia do Mestre). Na qual, tive amizade com o próprio desde o antigo Orkut, mas que quase quinze anos depois - o mesmo resolveu me excluir sem me dar satisfação (mas deixo aqui meus agradecimentos pelas ilustrações e pela amizade que tinha até então!).

O antigo RPG de Yoshiro usava o sistema de níveis (parecido com o famoso D&D) e a cada nível, você ganhava pontos de vida, poderia ganhar vantagens (aqui chamados de Aprimoramentos), aumentava algumas perícias (já que no sistema Daemon, tudo é feito com perícias - inclusive para atacar!) e tínhamos uma armadura natural conhecida como IP (índice de proteção). O PK e seu nível não existia e era algo como fixo, e era denominado de acordo com o tipo de Estilo. Assim, pessoal sempre escolhia Estilos dragões porque usavam d10 (dados de dez faces) em suas rolagens e muitas das mecânicas originais do sistema Daemon foram alteradas.


Uma delas é que se seu personagem chegava a mais de 95 em uma perícia, sempre rolava testes com acertos quase que automáticos (na qual, só erraria se fosse falha crítica). Já que o sistema Daemon, realizava testes com 1d100, usando os valores de porcentagem - que eram de 01 a cem (00).  Ou seja, ou você acerta todos os movimentos por ser tão perfeitão ou erra feio! E graças a isso, os combates ficavam longos demais - pois me lembro de combates de um contra um que levavam mais de 40 minutos até 1 hora e meia! (Não que seja ruim, era divertido - mas as vezes era tempo demais).

Foi nessa versão que defini melhor os clãs e suas histórias, oferecendo até sub-classes para cada clã (que aqui vinham em forma de kit - uma medida com perícias e vantagens pré-definidas tão conhecidas no sistema Daemon). E tivemos ao todo, quatorze livretos falando o essencial sobre Yoshiro, os clãs, o mundo, os personagens com ficha, etc. Tinha até uma aventura pronta! Que mesmo sendo de forma tão amadora, em um computador tão antigo - foram o que me fez continuar e evoluir! Não só nos desenhos (cujo me tornei aluno de uma escola de desenho em 2014 para publicar Yoshiro um dia), como melhorei minha escrita.

Página do livro de RPG publicado e a venda em várias lojas

Muitos personagens foram mudados, tanto em nome, quanto design. Alice Kantvel (uma assassina de aluguel) era Alice Kantwel (uma mulher que usava o canto como arma); ou como as "Ordem de Pérola" e "Ordem de Telepatuos" (que não tinham nome fixo e que em lógica, jamais teriam esse nome) se tornam a Ordem de Eros e a Ordem de Nix. Por isso que o livro básico que publiquei em fevereiro de 2021, atualiza e reúne de forma resumida todo o material em que escrevi em vinte anos - e estou orgulhoso disso, mais ainda quero mais.

Mesmo sendo tão diferente em comparação com o produto oficial que temos hoje, me lembro de boas campanhas feitas através daqueles livros. Histórias inesquecíveis na qual, estão no meu coração. Mas agora, é tempo de criar histórias melhores e tramas ainda mais empolgantes!

Compre Yoshiro RPG e ajude esse projeto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário