Regras de Resistência Elemental - Suporte Yoshiro RPG


A resistência é a armadura natural do personagem. É através dela que o jogador tem consciência de quanto dano pode suportar até poder perder pontos de vida. Na página 33 do Livro básico de Yoshiro RPG, é esclarecido que a Resistência do personagem é igual ao atributo Vigor. Ou seja, se eu tenho Vigor 60, minha resistência natural a dano será 60!

Caso algum dano supere esse valor de Vigor, o personagem perderá pontos de vida igual ao dano do ataque! O que significa que se alguém causar 70 pontos de dano através de um ataque contra um kansariano que tenha Vigor 60, ele perderá imediatamente 70 pontos de vida! 

Não importa se a diferença for de 1 ponto, se superar o Vigor - o dano todo do ataque é usado para remover os pontos de vida. Por isso que é muito importante sempre que ganhar pontos de atributo, reserve alguns para eles.

O Vigor simboliza uma armadura padrão - envolvendo todos os elementos.

Mas ainda há as resistências elementais, que como o nome já diz, oferecem Resistência extra ao valor de Vigor quando o ataque é baseado em alguma forma da natureza na qual, és resistente. Funciona da seguinte maneira: se um ataque de um elemento que se tenha resistência atingir o kansariano, subtraia primeiro o valor da Resistência para em seguida, ver se o dano ultrapassou o Vigor.

Para um melhor entendimento: imaginamos que um kansariano de Resistência a Fogo 5 e Vigor 55 tenha recebido um disparo de PK de fogo de 60 de dano. Se fosse um ataque normal, o personagem perderia 60 pontos de vida, mas nessa situação, ele conseguiu suportar - não levando dano algum. Uma vez que os 5 pontos da Resistência foram subtraídos do dano (que deixou de ser 60 e passou a ser 55) e com isso, pôde suportar todo o dano.


A resistência a certos elementos são adquiridas através de um Estilo (que depende de sua forma básica, como está na lista da página 32 do livro básico de RPG) e através de Capacidades Especiais.

Uma possível dúvida sobre as resistências: para causar dano e REMOVER PONTOS DE VIDA dos adversários, o jogador precisa superar o Vigor do alvo em seu ataque (com resistência ou não!). O que significa que se eu causei 60 pontos de dano no meu ataque com o oponente tendo Vigor 61, ele suportará tudo! 

Os tipos de 'elementos' em Yoshiro RPG são:

  • Corte
  • Contusão
  • Perfuração
  • Fogo
  • Água
  • Vento
  • Gelo
  • Raio
  • Luz
  • Sombra

Os tipos de 'elementos' que não possuem qualquer forma de resistência

  • Queda
  • Explosivo
  • Corrosivo
[Os danos sem resistência removem instantaneamente os pontos de vida assim que se tem contato independente da Resistência do alvo. (Veja a proeza Ataque explosivo da página 54 do livro básico de RPG, cujo garante causar dano dela mesmo que o alvo consiga suportar o ataque com seu Vigor).]

Conseguindo acertar o oponente, mas não causando dano 

Como descrito no suplemento Yoshiro RPG - Manual de Complemento, se o personagem tiver sucesso em seu teste de ataque e não conseguir causar dano, o Vigor do alvo atingido será reduzido em -10 contra os próximos ataques do personagem em questão. Assim, ele poderá causar dano na insistência! Essa penalidade é reduzida em 10 do Vigor afetado do alvo toda vez que o personagem que o atingiu sem ferir, conseguir causar dano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário