Meu novo projeto é adaptar os primeiros 16 capítulos do mangá de Yoshiro em um jogo de RPG Maker VX Ace.
O primeiro que eu fiz foi chamado O Desafio de Makie, que conta uma história à parte - foi feita na versão anterior do programa (O RPG Maker VX). Fiz dessa forma porque eu tenho um carinho muito grande a essa plataforma e não descarto criar mais jogos nela (mesmo possuindo a versão mais avançada, que é o VX Ace). Se você não leu o mangá ou mesmo não sabe do que se tratar o "primeiro arco" de Yoshiro, veja o vídeo que eu fiz resumindo seus pontos importantes.
Eu tenho muito pouco conhecimento do VX Ace, cujo eu vou me desenvolvendo na medida que o jogo do Yoshiro for tomando forma. Esta é uma série que pretendo fazer falando sobre, o que pra mim, é atualmente o projeto mais ambicioso envolvendo Yoshiro até agora. Já que diferente do primeiro jogo que eu fiz, estou adaptando meu próprio mangá e sendo fiel nele em 100%. Tendo que desenhar tudo o que for preciso do zero para ter o máximo de fidelidade. No Desafio de Makie, eu fiz algumas sprites dos personagens (cujo por ser uma versão anterior ao VX Ace - e ser praticamente a mesma plataforma), reaproveitarei suas sprites.
A minha ideia é for atualizando na medida que tirar o dia nesse jogo para mostrar o progresso. Não sei quando tempo levará, mas é bom fazer esse tipo de registro. Meu primeiro jogo (O Desafio de Makie) levou mais de um ano para ser concluído - mas eu não ficava todo o tempo nele. O que também inclui esse projeto, já que eu escrevo alguns materiais do RPG de mesa (os tais netbooks que você baixa gratuitamente no nosso site), além do mangá (atualmente, capítulo 21 em produção) e o canal no Youtube - cujo vou mantê-los atualizados das novidades desse jogo.
Bom, antes mesmo de iniciar esse projeto. Fiz questão de comprar algumas DLCs de RPG Maker VX Ace na Steam (onde eu tenho quase todos os programas originais) e através delas e modificação de algumas tiles, eu vou chegando no resultado o que eu quero. O programa RPG Maker VX Ace é muito superior ao seu antecessor (eu amo o VX!), tanto nos recursos quanto nos materiais. Mas vamos ver o que fizemos nesse 1º dia!
DESENHO DA CASA DO YOSHIRO
Como a ideia é adaptar da forma mais fiel possível o mangá, a primeira coisa que comecei a fazer, é claro, foi colocar a casa do Yoshiro nas mesmas proporções que ela tem no mangá. E inicialmente foi difícil fazer isso no RPG Maker VX Ace porque é um software que apesar de conhecer muito suas versões anteriores, eu sou marinheiro de primeira viagem aqui. Então, após vários ajustes e algumas modificações na tile (que comprei na steam via DLC - cujo modifiquei alguns pisos para ser mais fiel a proposta), cheguei no resultado desejado.
![]() |
Camila usando seu uniforme de cabelos soltos |
Eu disse que vou reaproveitar as mesmas sprites do jogo O Desafio de Makie. Porém, nota-se que na sprite antiga, Camila está com cabelos soltos - enquanto ela usa seu uniforme, dificilmente ela solta o cabelo (apesar de ter ilustrações dela de cabelo solto). Então, para ser mais fiel a personagem - eu modifiquei a sprite antiga e através de uma personagem do próprio RPG Maker VX (que tem cabelos semelhantes ao dela, mas de outra cor), eu fiz as modificações. Veja o resultado!
Por ser mais ambicioso neste game (afinal! eu quero até usá-lo para divulgar o mangá em si também), darei mais um toque pessoal meu nele. Em vez de usar a própria Face do programa, onde ele pega parte da caixa de mensagens usando a própria foto da ficha de personagem. Resolvi criar uma Imagem acima com o nome do envolvido em questão, deixando mais textos para poder ser lido e num tom mais profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário