Por que não há classes em Yoshiro RPG?


Classes são profissões que permitem ao personagem herdar diferentes habilidades. Elas são presentes desde o início dos jogos de RPG de mesa e estão presentes em grande parte dos jogos no mercado, desde o primeiro e mais famoso Dungeons & Dragons até o conhecido jogo cristão chamado RPG Bíblico. Todas elas, como já mencionado, dão vantagens e desvantagens exclusivas e que também, definirão a função do personagem do jogador em sua equipe.

É comum a frase: "vou jogar de mago" ou "vou jogar de Paladino". Escolher uma classe já define para os demais que irão jogar, o que esperarão do herói que está prestes a ser criado. Por exemplo, o mago utiliza magias poderosas e é de suma importância em aventuras que se utilizem elementos mágicos, podendo identificar itens e afins. Um Paladino pode usufruir de poderes curativos e até de poder divino para enfrentar criaturas das trevas. E tais poderes, beneficiam o grupo de jogo ao todo e utilizando-os, podem vencer os desafios propostos pelo Mestre de Jogo.

Antes de sua versão comercial definitiva (lançada em 2021), Yoshiro RPG já teve várias versões para vários sistemas de RPG, incluindo uma versão caseira lançada para o jogo Ação!!! (um d20 modern brasileiro e simplificado) e também para o saudoso GURPS 3ª edição. A versão que se tornou mais conhecida, é aquele que foi parar no site da Editora Daemon, lançado em 2006.

Desde a sua criação, lá no primeiro sisteminha que parecia 3D&T, eu tinha a ideia de permitir que os jogadores pudessem se enfrentar entre si, caso seja a necessidade. Apesar de apresentar classes em alguns jogos ao passar dos anos (incluindo a primeira versão do sistema de regras de Yoshiro, que tinha nível e classes) - sempre quis alcançar a competição dos jogadores. Não só na equipe, mas como também, poderiam enfrentar entre si. Na versão antiga para o sistema Daemon, já fizemos muitos torneios onde os jogadores se enfrentavam.

Assim, ao começar a desenvolver a versão definitiva do RPG de Yoshiro, quis implantar isto. Os jogadores podem criar seus personagens no jeito que quiserem, mas, poderiam enfrentar-se entre si por causa de alguma complicação na equipe ou mesmo, por puro esporte. O que me fez não por classes no jogo, permitindo que os jogadores pudessem ter as mesmas "armas" para disputarem entre si. Claro que através de vantagens, você pode fazer um personagem "tanque" ou um focado em atacar a longa distância, mas isso, você faz isso ao comprar vantagens específicas e montar uma "build" que você se sinta confortável.

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