Esta é uma das novidades que aparecerão no livro Yoshiro RPG: Manual de Complemento. Ela permite oferecer novas habilidades aos jogadores, que são diferentes das Capacidades Especiais ou proezas. São habilidades mais voltadas ao grupo de jogo, cujo acredito fortalecer a equipe. Para adquiri-las, você ganhará pontos de Psiquê, que são os mesmos valores recebidos toda vez que você aumenta o seu Autocontrole.
Ah! Por falar em Autocontrole. Como diz no livro, ele não mais auxiliará a iniciativa, deixando apenas Agilidade/10. Assim, todo ganho a ser acrescentado nessa característica, oferecerá o mesmo valor em pontos de Psiquê. Esses pontos reunidos, podem comprar um nível nos cinco caminhos: Rapidez, Audácia, Suporte, Potencializador e Coordenação. Cada nível custa 5 pontos de Psiquê e o jogador escolherá livremente qual deseja. Mas, para ter um nível maior em qualquer um dos caminhos, é obrigatório obter antes, o nível inferior.
Por exemplo, se eu quero ter o Nível 3 de Suporte, que se estiver perto de um aliado, o mesmo nunca terá pontos de vida negativos. Precisaria ter comprado o nível 2 (que aumenta duplica os efeitos curativos ou o tempo de efeitos benéficos nos aliados) e o nível 1(que pode fazer o aliado rejogar o dado que tirou 1 em um teste caso o personagem que tenha esse nível de suporte decida não atacar ou agir naquela rodada).
O Autocontrole é igual 1/10 da experiência do personagem.
Rapidez: Nível 1: Aumenta em +10 A Iniciativa. Nível 2: +1 no Ataque corpo a corpo assim que ataca um novo alvo. Nível 3: Reduz em -1 o ataque de um alvo direcionado a seu personagem uma vez por combate. Nível 4: Aumenta em +20 de qualquer dano contra personagens com agilidade mais baixa que você. Nível 5: sempre vence o primeiro counter quando for realizar um novo ataque (não funciona se o personagem for o defensor).
Audácia: Nível 1: Rola novamente um dado que tenha caído 1 em um teste (uma vez por combate). Nível 2: Aumenta o Bloqueio ou a Esquiva em +1 uma ver por combate. Nível 3: Toda vez que ele cai inconsciente (0 pontos de vida), ele continuará desmaiado e estará com 5 Pvs. A menos que seja ferido novamente! Nível 4: Perde metade dos pontos de vida que perderia após receber o primeiro dano em combate. Nível 5: Aumenta a categoria de acerto decisivo uma vez por combate (tornando crítico em extremo e extremo, em crítico). Mas deve acertar o oponente para usar essa habilidade.
Suporte: Nível 1: se estiver perto de um aliado (até 30 metros), o jogador que tirar 1 no dado, pode rolar novamente desde que o jogador decida não atacar. Só pode fazer essa ação uma vez por combate! Nível 2: poderes curativos ou outros efeitos que são usados em aliados, recebem o dobro do tempo ou do benefício (se for algum poder curativo) uma vez por combate. Nível 3: ao perder pontos de vida perto do aliado (até 30 metros), o personagem nunca ficará com pontos de vida negativos. Sempre desmaiando com zero pontos de vida (a menos que seja ferido depois disso!). Nível 4: tornar-se aliado deste personagem oferece a todos um acréscimo de 100 pontos de vida. Nível 5: Pode sacrificar seu turno para dar a algum outro jogador da equipe, que pode realizar mais uma ação ou ataque sem o risco de receber um counter.
Potencializador: Nível 1: pode aumentar em +30 o dano de um ataque bem-sucedido uma vez por combate. Nível 2: Pode aumentar em +20 o Vigor próprio uma vez por combate; Nível 3: Uma vez por combate, pode aumentar o ataque corpo a corpo ou a distância em +5. Nível 4: Uma vez por combate, pode aumentar o bloqueio ou a esquiva em +5. Nível 5: todos os danos do personagem são aumentados em +10.
Coordenação: Nível 1: lutar ao lado de um aliado oferece a ele um bônus de +10 no Vigor para o ataque de um novo alvo. Nível 2: Toda vez que causar dano a um inimigo, se um aliado resolver atacar o mesmo alvo, o mesmo receberá um acréscimo de +10 no dano (se for bem-sucedido). Nível 3: Ao causar dano no inimigo, o próximo ataque que ele fizer, terá uma redução de -2 no ataque. Nível 4: Ao receber dano de um inimigo, uma vez por combate, um aliado que ataque o tal adversário recebe um bônus de +5 no ataque. Nível 5: Atacar um alvo que acabou de perder pontos de vida graças a um ataque de quem tem nível 5 em Coordenação, permite que o aliado faça ataques múltiplos no alvo, sendo que nas jogadas de counter, o inimigo sempre terá -2 nos resultados dos dados.
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