Regras mais claras para Percepção e Autocontrole - Suporte Yoshiro RPG


Yoshiro tendo "autocontrole" ao conhecer Anne

Em nosso livro básico, vimos que os personagens de Yoshiro RPG também possuem dois 'atributos mentais': Percepção e Autocontrole. A primeira, como o próprio nome já diz, serve para o personagem perceber as coisas ao seu redor e só pode ser aumentada com o uso de Capacidades Especiais; Já em Autocontrole, que simboliza o estado de consciência do personagem (como também sua experiência "mental") é essencial para suportar o medo e também serve para realizar ações simples, como cozinhar, dançar, escalar, etc.

Essa postagem é apenas um reforço sobre tais atributos, cujo acredito não ter dito muito sobre eles e isso poderia deixar os jogadores confusos. O seu uso é com testes normais (relatados na página 175) e como são atributos mentais, não existem acertos decisivos aqui. Caso o jogador precise testar se consegue preparar uma janta, ou concertar alguma coisa - usa-se o Autocontrole. Sendo que o jogador rola 3D e deve vencer uma disputa com o mestre que joga o mesmo número de dados.

USANDO AUTOCONTROLE EM JOGO

Em Yoshiro RPG - não existe sistema de perícias. Não há regras que permitam uma lista do que seu personagem sabe fazer como em outros jogos. Mas isso não impede que seu kansariano tenha várias conhecimentos - o que dependerá do seu background e da aprovação do mestre. Se você disse que seu personagem sabe cozinhar, ele poderá fazer teste de autocontrole para ver se fará uma boa comida, por exemplo. Só que muita das vezes, por mais que seja criativo dizer que o personagem saiba fazer alguma coisa, o seu próprio background o impedirá.

Imagine que meu personagem adolescente disse que sabe pilotar um jato. (Sendo que ele nunca tinha visto uma máquina dessas e passou a sua vida dentro de casa). O que nesse caso, o teste de autocontrole para essa situação É PROIBIDO. O teste de autocontrole só é possível caso o conhecimento ou desafio seja algo que pelo histórico do personagem, há como ele fazer. Por exemplo, tentar traduzir um texto de inglês sendo que o mesmo estudou um pouco na escola... (não seria 100%, mas seria algo que dava para entender).

É por isso que criamos o Autocontrole no jogo, para não só, ser como uma "armadura" mediante a pânico do personagem, como também, seu controle mental diante de várias atividades do personagem. Pois mesmo que tenha certo conhecimento em uma área, sua realização pode ser atrapalhada por nervosismo ou algo que esteja tirando sua atenção naquele momento. O que explica ele ser aumentado assim que seu personagem ganha pontos de experiência, sendo equivalente a 1/10 do PK.

O atributo também é usado contra verificações de pânico. Toda vez que algo que poderá assustar o personagem, ele deverá ser bem-sucedido em um teste de Autocontrole para não receber penalidades (de -6 nos valores de ataque e defesa). Caso tenha superado os dados jogados pelo mestre no teste com diferença de 1 a 3 no resultado, receberá a penalidade de -1 por algum tempo. O tempo estimado para pânico são cinco rodadas, mas podem mudar dependendo do male e da situação (esse é apenas um número padrão apenas).

USANDO PERCEÇÃO

Usado para encontrar pistas, perceber terreno hostil e até encontrar armadilhas. A percepção é um teste importante que é feito toda vez que o jogador está a procura de algo. Basta anunciar que quer procurar alguma coisa que se o mestre achar útil, o exigirá ser bem-sucedido. As vezes, o mestre também pode exigir o teste de todos os jogadores para ver se encontrou algo. Nesse caso, ele rola os dados apenas uma vez (usando o número padrão de 8) e todos os jogadores rolam suas percepções para ver se percebem alguma coisa.

A percepção é um atributo definido pela rolagem de 1D+5.

(Novas regras para testes de atributo/Percepção/Autocontrole)

A partir do livro Yoshiro RPG - Manual de Complemento, as regras de atributo ou outros sem um número alvo específico, foram mudadas. Em vez de disputar com o mestre numa jogada de 3D, agora, o jogador deve ser bem-sucedido se jogando 3 dados contra um número alvo igual ao seu atributo/autocontrole ou percepção + um número de acordo com a dificuldade e tirar um número igual ou maior. Abaixo, deixarei os padrões de todas as dificuldades!

  • Testes considerados fáceis são acertos automáticos.
  • Testes normais possuem números alvos iguais ao Atributo/Percepção/Autocontrole + 10
  • Testes moderados possuem números alvos iguais ao Atributo/Percepção/Autocontrole + 12
  • Testes difíceis possuem números alvos iguais ao Atributo/Percepção/Autocontrole + 15
  • Testes muito difíceis possuem números alvos iguais ao Atributo/Percepção/Autocontrole + 20
  • Testes supremosn possuem números alvos iguais ao Atributo/Percepção/Autocontrole + 25

Nenhum comentário:

Postar um comentário